A Associação Clínico Internacional “Città Aperta” é uma associação de voluntários leigos, médicos e não médicos. Foi fundado em 1994 por voluntários que já faziam parte dessa associação multietnica. Depois de dois anos de atividades, quase pioneira nas sedes das paróquias de S. Donato, em 1996 o ambulatório se transferiu para a sede atual de Vico Del Duca (em frente do Palazzo Tursi), com o objetivo de proporcionar o direito à Saúde, que é próprio de cada ser humano, de qualquer origem, religião e classe social.
O objetivo do ambulatório não se limita a um único serviço: oferecer uma assistência medica de base aos imigrantes em “situação irregular”, que a lei não garante, porque orientada a regular somente a emergência, é uma maneira de exercer uma eficaz ação social e política. O direito à saúde torna-se assim, o terreno para uma batalha muito ampla em defesa dos direitos individuais.
Graças a satisfatória relação de colaboração construída ao longo desses anos com os consultórios, o Ser. T, o Instituto de Higiene e o Hospital S. Martino, aos pacientes foi reconhecido atualmente o direito de acesso aos Ambulatórios externos para exames, diagnósticos, atendimento e as consultas especializadas.
Devido a colaboração de dois Advogados, que fazem parte da Associação, está sendo oferecido também assistência jurídica, principalmente em matéria de direito civil (reagrupamento familiar e questões de trabalho).